A moda está a mudar?

Vem esta crónica a propósito da lufada de ar fresco que foi a surpreendente vitória do Salvador Sobral no Festival da Canção. Será que na música a moda está a mudar? Será que deixaram de ser valorizados os estilos exuberantes das edições anteriores?

 

Ora, o vinho também está sujeito a modas, tendências ou preferências por determinados tipos ou estilos. Reflectem os gostos da maioria seguindo, consciente ou inconscientemente, os líderes de opinião, exactamente como na literatura, cinema ou música. Basta ver quais são os estilos de vinhos que ganham medalhas de ouro nos concursos internacionais, exactamente como nos Óscares de Hollywood ou nos Festivais da Canção, para perceber quais são os preferidos da maioria. São vinhos intensos, exuberantes e macios na boca, fáceis de gostar logo ao primeiro copo. Por oposição aos vinhos de aroma discreto e boca agressiva que precisamos de aprender a apreciar.

Será que nos vinhos a moda também está a mudar? Alguns indícios fazem-me pensar que sim. Lá fora, a nova vaga dos chamados vinhos de clima frio é uma realidade inegável, com vinhos do Novo Mundo a passarem pelos mais clássicos da Velha Europa. Por cá este estilo de vinhos encontra-se nas regiões mais altas ou próximo da costa, sem esquecer os Açores e a Madeira. Coincidência, ou não, este ano uma revista de vinhos c

onsiderou a Beira Interior como a região do ano. A casta Rufete, comum no interior centro-norte do País e no outro lado da fronteira, na Serra de Salamanca, brilhou em grande. O Talhão da Serra 2014 da Quinta dos Termos, no Carvalhal Formoso (Belmonte), foi considerado entre os 30 melhores vinhos do País e o Casas Altas Rufete 2014, em Souropires (Pinhel), como o melhor vinho da Beira Interior.

 

Será que este estilo de vinhos tintos, abertos de cor, delicados de aroma e ásperos na boca veio para ficar? Já há outros vinhos assim no mercado, mas é como prever se os seguidores de Salvador Sobral terão sucesso nos próximos concursos da Eurovisão. O futuro o dirá!

 

Partilhar
Comentar